Institucional

Corpos Sociais ATLEI 2024/2028

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL:

  • Presidente: Ramiro Filipe Raposo Pedreiro Martins
  • Vice-Presidente: Luis Filipe Pereira Cordeiro Gonçalves
  • Secretário: Rodrigo José de Oliveira Rodrigues

 

DIRECÇÃO:

  • Presidente: Élio Alexandre Peixoto da Cunha
  • Vice-Presidente (Secretária): Ana Paula d'Almeida Bernardo Maurício Rosário
  • Vice-Presidente (Tesoureiro):  Ana Paula Falcão Rodrigues
  • Vice-Presidente: Carlos Manuel Vilaça das Neves
  • Vice-Presidente: Marco António Amorim Aguiar
  • Vice-Presidente: Maria Alice dos Santos
  • Vice-Presidente: José António Costa Pinheiro

 

 CONSELHO FISCAL:

  • Presidente: José Esteves da Cunha
  • Vice-Presidente: João Paulo Andrade Rosado Gomes
  • Vice-Presidente: Carlos Manuel Jesus Pena e Silva

 

CONSELHO JURISDICIONAL:

  • Presidente: Dr.Francisco Jose Teixeira Antunes Luis 
  • Vice-Presidente: Dr.Luis Vitor Rijo Alves Fernandes
  • Vice-Presidente: Dra. Carla Sofia Marques dos Santos

 

CONSELHO TÉCNICO:

  • Presidente: José Joaquim Franca Rodrigues
  • Vice-Presidente: Tiago Manuel Domingos Sequeira
  • Vice-Presidente: João Pedro Lopes Salvador

 

Historial

Em 26 de Novembro de 1990 os 6 clubes que constituíram a Delegação da Estremadura/Oeste da Associação de Ténis de Lisboa, fundaram atual Associação de Ténis de Leiria, que representa os distritos de Leiria e Santarém, por sentirem a necessidade de fazer parte de um organismo no qual se pudessem apoiar e que diretamente os represente junto da Federação Portuguesa de Ténis.

Iniciada apenas com os 6 clubes fundadores (Clube Escola de Ténis de Leiria, Clube de Ténis de Pombal, Clube de Ténis das Caldas da Rainha, Clube de Ténis da Marinha Grande, Clube de Ténis de Alcobaça e Clube Desportivo Torres Novas) e cerca de uma centena de atletas federados, a Associação de Ténis de Leiria teve como primeiro Presidente da Direção o Sr. Ramiro Martins durante 2 anos, tendo depois sido eleito o Sr. Guilherme Lopes, que exerceu o cargo até 2010.

Ao longo de mais de 20 anos de atividade, o número de clubes filiados na ATLEI e o número de atletas cresceu exponencialmente, sendo de destacar os vários títulos nacionais que os clubes e atletas filiados nesta Associação conseguiram alcançar.

Graças ao bom relacionamento que a ATLEI sempre manteve com as suas congéneres nacionais e internacionais, aderiu ao Ténis Atlântico que junta a ATLEI, às Associações de Coimbra, Porto, Aveiro e Galiza em várias atividades realizadas por estas.

Em 2012, por iniciativa da ATLEI, foi organizado o primeiro Fórum das Associações Regionais de Ténis de Portugal com o intuito de estas debaterem questões relacionadas com a sua atividade e com o Ténis em particular. O sucesso da realização deste Fórum, mede-se pelo massivo acolhimento da ideia por parte das restantes associações com a participação de 11 das 13 existentes. Durante esse ano fizeram-se 3 encontros, localizados em Santarém, Lisboa e Aveiro respetivamente.

No 3º Fórum, os três candidatos a Presidente da F.P.T., apresentaram as suas candidaturas e participaram num debate onde estavam presentes as Associações Representativas da FPT, sendo este evento considerado como um marco histórico por esse facto.

O ano de 2013 é marcado por mais dois Fóruns das Associações Regionais e pela realização de dois Fóruns da ATLEI destinado a Treinadores e Dirigentes, o primeiro em Leiria a 9 de Fevereiro que abordou os temas Captação/Desenvolvimento e Ténis de Competição, e o segundo a 2 de Novembro em Santarém, que visou a apresentação de 3 novos programas da Direção da ATLEI e seu Conselho Técnico no âmbito do fomento, formação e desenvolvimento da ATLEI:

- Clube PLAY and STAY - Apetrechamento de Clubes, incentivo à formação de Treinadores e introdução de metodologia de bolas e campos adaptados

- MINISPIN - Fomento e Captação dos jovens tenistas menores de 10 anos

- CRT - Centro Regional de Treino – Estágios de pré-competição e competição nos Sub 12 e Sub 14

O Fórum das Associações vai já na sua 5ª Edição.Tecnicamente, destaque para a nomeação de 3 Técnicos da ATLEI como Selecionadores Nacionais, André Lopes, Miguel Sousa e Joana Roda. Desportivamente, realce para a equipa de Seniores Masculinos do CT Caldas da Rainha que ganhou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, bem como para o CETLeiria que averbou pela primeira vez o título de Equipa Campeã Nacional de Veteranos +45 Femininos. Frederico Silva ganha novo Torneio Grand Slam em pares desta o prestigiado Roland Garros.

 

 

 

 

Mensagem da Direção

Sra Vereadora do Município de Tomar Dra Filipa Fernandes
Sr Vereador do Municipio de Leiria Dr Carlos Palheira
Sr Presidente da Federação Portuguesa de Ténis Dr Vasco Costa
Caros amigos Dirigentes das Associações Congéneres
É com muita honra e gosto redobrado que dou as Boas vindas aos 300 participantes nesta Gala

A dinâmica da nossa Associação, Clubes e tenistas está aqui evidenciada nesta que é a Vossa/nossa festa, estamos perante mais um recorde de presenças.

Peço-vos uma Salva de palmas.
Não podemos passar este momento de união e confraternização sem relembrar com carinho e saudade aqueles que sempre estiveram connosco e sempre continuarão a estar, referimo-nos ao companheiro Joaquim Alho e Telmo Rodrigues, para eles uma saudação especial.

Esta dinâmica está também patente muito positivamente nos diversos programas da Associação e que passo a enunciar:
A adesão dos Clubes aos projetos SPIN (mini / mega e Super) que têm vindo a bater recordes de participação e que são a prova provada da necessidade de se implementarem na nossa modalidade os torneios por níveis, como já se faz noutros países nomeadamente Itália e França.
Estes projetos não seriam possíveis sem a persistência e participação dos nossos responsáveis técnicos, em conjunto com os Clubes e seus treinadores.
Estamos agora a preparar um Superspin Pares, que julgamos q será mais um sucesso.
As seleções regionais e o projeto CRT são outra das valências da Associação com os selecionadores regionais a acompanharem os selecionados a torneios A e B, a custos reduzidos.
O Tenis de Praia é outra das realidades da nossa Associação com a realização de um Circuito Regional que culmina no Campeonato Regional, sendo a nossa colaboradora Luciana Pereira a responsável deste circuito.
Os Campeonatos Regionais de Ténis são outra das realidades da nossa Associação que só é possível com o apoio dos Clubes e dos seus dirigentes.
O projecto clubes Play and Stay são agora liderados pelo Frederico Lopes e os primeiros resultados começam agora a dar frutos.
A boa relação dos Clubes, das Câmaras Municipais em conjunto com a Federação permitiu criar um circuito internacional de Ténis feminino entre Caldas da rainha, leiria e Santarém, onde se irá associar mais um clube na organização de um Internacional masculino.
Fomos a primeira associação a introduzir os masters com inclusão dos escalões juvenis, séniores e veteranos num modelo de sucesso quase em simultâneo com os primeiros masters veteranos da FPT.
Outra dinâmica menos conhecida da nossa Associação é a organização dos Fóruns das Associações Regionais de Ténis , que reúne 2 vezes por ano as 13 Associações Regionais com a presença da Federação de Ténis enquanto convidada sempre que se entenda como pertinente.
Não é por acaso que temos connosco a presença do Presidente da Federação Portuguesa de Ténis e dos nossos amigos presidentes das Associações de Lisboa, Castelo Branco, Coimbra e Porto.
Daqui resultaram já várias iniciativas que foram implementadas ao nível nacional.
Numa Assembleia Geral lançámos um desafio á Direção da federação que o aceitou, e que resultou no programa de apoio a infraestruturas, e que foi um contraponto aos os investimentos que se estavam a realizar no Jamor em Oeiras e no Monte Aventino no Porto.
Com este programa de âmbito nacional e que permitimos aos clubes aderirem através de contrato programa assinado com a Associação e a FPT, temos nesta data para além dos 2 campos cobertos do CETL em leiria e os 2 das Caldas da rainha, mais 4 campos cobertos na nossa Associação, 2 no rackets em leiria e 2 no Clube Ténis de Santarém.
Estamos em crer que mais Clubes da nossa Associação se vão associar a estes apoios, frisando que este apoio é prioritariamente para capacitar a associação com campos cobertos, essencial para a prática contínua do ténis.
Reforçamos sempre que nos é oportuno a necessidade de se introduzir o ranking único, os torneios por níveis, alterações aos quadros competitivos, a aposta no início da pirâmide e no ténis feminino, os torneios de pares e sociais. A certificação de escolas de Ténis, Clubes e Academias
Esta é a dinâmica da nossa Associação.
Aproveito este momento para relembrar todos os atletas participantes nos diversos torneios sendo eles os mais importantes para o contributo desta festa e do ténis.
O ténis é para todos e com todos.
Mais uma vez muito obrigado pela V. presença.

 
 

Siga-nos

 logo facebook

logo YouTube

Associação filiada na:

texto federacao

Apoios

municipio

dropshot

serilena

rent europa