Historial

Em 26 de Novembro de 1990 os 6 clubes que constituíram a Delegação da Estremadura/Oeste da Associação de Ténis de Lisboa, fundaram atual Associação de Ténis de Leiria, que representa os distritos de Leiria e Santarém, por sentirem a necessidade de fazer parte de um organismo no qual se pudessem apoiar e que diretamente os represente junto da Federação Portuguesa de Ténis.

Iniciada apenas com os 6 clubes fundadores (Clube Escola de Ténis de Leiria, Clube de Ténis de Pombal, Clube de Ténis das Caldas da Rainha, Clube de Ténis da Marinha Grande, Clube de Ténis de Alcobaça e Clube Desportivo Torres Novas) e cerca de uma centena de atletas federados, a Associação de Ténis de Leiria teve como primeiro Presidente da Direção o Sr. Ramiro Martins durante 2 anos, tendo depois sido eleito o Sr. Guilherme Lopes, que exerceu o cargo até 2010.

Ao longo de mais de 20 anos de atividade, o número de clubes filiados na ATLEI e o número de atletas cresceu exponencialmente, sendo de destacar os vários títulos nacionais que os clubes e atletas filiados nesta Associação conseguiram alcançar.

Graças ao bom relacionamento que a ATLEI sempre manteve com as suas congéneres nacionais e internacionais, aderiu ao Ténis Atlântico que junta a ATLEI, às Associações de Coimbra, Porto, Aveiro e Galiza em várias atividades realizadas por estas.

Em 2012, por iniciativa da ATLEI, foi organizado o primeiro Fórum das Associações Regionais de Ténis de Portugal com o intuito de estas debaterem questões relacionadas com a sua atividade e com o Ténis em particular. O sucesso da realização deste Fórum, mede-se pelo massivo acolhimento da ideia por parte das restantes associações com a participação de 11 das 13 existentes. Durante esse ano fizeram-se 3 encontros, localizados em Santarém, Lisboa e Aveiro respetivamente.

No 3º Fórum, os três candidatos a Presidente da F.P.T., apresentaram as suas candidaturas e participaram num debate onde estavam presentes as Associações Representativas da FPT, sendo este evento considerado como um marco histórico por esse facto.

O ano de 2013 é marcado por mais dois Fóruns das Associações Regionais e pela realização de dois Fóruns da ATLEI destinado a Treinadores e Dirigentes, o primeiro em Leiria a 9 de Fevereiro que abordou os temas Captação/Desenvolvimento e Ténis de Competição, e o segundo a 2 de Novembro em Santarém, que visou a apresentação de 3 novos programas da Direção da ATLEI e seu Conselho Técnico no âmbito do fomento, formação e desenvolvimento da ATLEI:

- Clube PLAY and STAY - Apetrechamento de Clubes, incentivo à formação de Treinadores e introdução de metodologia de bolas e campos adaptados

- MINISPIN - Fomento e Captação dos jovens tenistas menores de 10 anos

- CRT - Centro Regional de Treino – Estágios de pré-competição e competição nos Sub 12 e Sub 14

O Fórum das Associações vai já na sua 5ª Edição.Tecnicamente, destaque para a nomeação de 3 Técnicos da ATLEI como Selecionadores Nacionais, André Lopes, Miguel Sousa e Joana Roda. Desportivamente, realce para a equipa de Seniores Masculinos do CT Caldas da Rainha que ganhou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, bem como para o CETLeiria que averbou pela primeira vez o título de Equipa Campeã Nacional de Veteranos +45 Femininos. Frederico Silva ganha novo Torneio Grand Slam em pares desta o prestigiado Roland Garros.

 

 

 

 

Newsletter