Institucional

Corpos Sociais ATLEI 2013/2016

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL:

  • Presidente: Ramiro Filipe Raposo Pedreiro Martins
  • Vice-Presidente: Luis Maria Moreira Almeida Seabra
  • Secretário: Luis Filipe Pereira Cordeiro Gonçalves

 

DIRECÇÃO:

  • Presidente: Élio Alexandre Peixoto da Cunha
  • Vice-Presidente (Secretária): Ana Paula d'Almeida Bernardo Maurício Rosário
  • Vice-Presidente (Tesoureiro): Carlos Manuel Vilaça Neves
  • Vice-Presidente: Ana Paula Falcão Rodrigues
  • Vice Presidente: Marco António Amorim Aguiar

 

 CONSELHO FISCAL:

  • Presidente: José António Costa Pinheiro
  • Vice-Presidente: Maria Alice dos Santos
  • Vice-Presidente: José Esteves da Cunha

 

CONSELHO JURISDICIONAL:

  • Presidente: Dr.Armando Manuel Rombinha Soares
  • Vice-Presidente: Dr.Francisco Jose Teixeira Antunes Luis 
  • Vice-Presidente: Dr.Luis Vitor Rijo Alves Fernandes

 

CONSELHO TÉCNICO:

  • Presidente: Gilberto Paulo Valente
  • Vice-Presidente: José Joaquim Franca Rodrigues
  • Vice-Presidente: João Pimenta Coelho

 

Historial

Em 26 de Novembro de 1990 os 6 clubes que constituíram a Delegação da Estremadura/Oeste da Associação de Ténis de Lisboa, fundaram atual Associação de Ténis de Leiria, que representa os distritos de Leiria e Santarém, por sentirem a necessidade de fazer parte de um organismo no qual se pudessem apoiar e que diretamente os represente junto da Federação Portuguesa de Ténis.

Iniciada apenas com os 6 clubes fundadores (Clube Escola de Ténis de Leiria, Clube de Ténis de Pombal, Clube de Ténis das Caldas da Rainha, Clube de Ténis da Marinha Grande, Clube de Ténis de Alcobaça e Clube Desportivo Torres Novas) e cerca de uma centena de atletas federados, a Associação de Ténis de Leiria teve como primeiro Presidente da Direção o Sr. Ramiro Martins durante 2 anos, tendo depois sido eleito o Sr. Guilherme Lopes, que exerceu o cargo até 2010.

Ao longo de mais de 20 anos de atividade, o número de clubes filiados na ATLEI e o número de atletas cresceu exponencialmente, sendo de destacar os vários títulos nacionais que os clubes e atletas filiados nesta Associação conseguiram alcançar.

Graças ao bom relacionamento que a ATLEI sempre manteve com as suas congéneres nacionais e internacionais, aderiu ao Ténis Atlântico que junta a ATLEI, às Associações de Coimbra, Porto, Aveiro e Galiza em várias atividades realizadas por estas.

Em 2012, por iniciativa da ATLEI, foi organizado o primeiro Fórum das Associações Regionais de Ténis de Portugal com o intuito de estas debaterem questões relacionadas com a sua atividade e com o Ténis em particular. O sucesso da realização deste Fórum, mede-se pelo massivo acolhimento da ideia por parte das restantes associações com a participação de 11 das 13 existentes. Durante esse ano fizeram-se 3 encontros, localizados em Santarém, Lisboa e Aveiro respetivamente.

No 3º Fórum, os três candidatos a Presidente da F.P.T., apresentaram as suas candidaturas e participaram num debate onde estavam presentes as Associações Representativas da FPT, sendo este evento considerado como um marco histórico por esse facto.

O ano de 2013 é marcado por mais dois Fóruns das Associações Regionais e pela realização de dois Fóruns da ATLEI destinado a Treinadores e Dirigentes, o primeiro em Leiria a 9 de Fevereiro que abordou os temas Captação/Desenvolvimento e Ténis de Competição, e o segundo a 2 de Novembro em Santarém, que visou a apresentação de 3 novos programas da Direção da ATLEI e seu Conselho Técnico no âmbito do fomento, formação e desenvolvimento da ATLEI:

- Clube PLAY and STAY - Apetrechamento de Clubes, incentivo à formação de Treinadores e introdução de metodologia de bolas e campos adaptados

- MINISPIN - Fomento e Captação dos jovens tenistas menores de 10 anos

- CRT - Centro Regional de Treino – Estágios de pré-competição e competição nos Sub 12 e Sub 14

O Fórum das Associações vai já na sua 5ª Edição.Tecnicamente, destaque para a nomeação de 3 Técnicos da ATLEI como Selecionadores Nacionais, André Lopes, Miguel Sousa e Joana Roda. Desportivamente, realce para a equipa de Seniores Masculinos do CT Caldas da Rainha que ganhou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, bem como para o CETLeiria que averbou pela primeira vez o título de Equipa Campeã Nacional de Veteranos +45 Femininos. Frederico Silva ganha novo Torneio Grand Slam em pares desta o prestigiado Roland Garros.

 

 

 

 

Mensagem da Direção

Jantar de Gala ATLEI prémios 2019 - 4 de Janeiro - Junqueira – Alcobaça 

O evento de hoje é o culminar de uma época desportiva onde mais uma vez a Associação de Ténis dos Distritos de Leiria e Santarém através dos seus dirigentes, clubes associados e jogadores se destacaram.

Com mais de 200 pessoas presentes neste jantar de distribuição de prémios estamos todos de parabéns, esta é sem duvida uma Associação de pessoas ativas e participativas.

Queremos no entanto melhorar esta participação  e lançar novos desafios.

A ATLEI é hoje representada por 25 clubes e 1647 federados.

Deixamos uma palavra muito especial a todos que os que contribuíram para aqui chegarmos, pois Este ano, é marcado pela celebração  dos 30 anos de vida da nossa Associação, razão pela qual vamos celebrar este aniversário com novas iniciativas de forma a permitir aos clubes e jogadores, uma maior participação e incentivos durante o ano.

Desde logo de forma a promover o aumento de licenças de jogadores, este ano vamos reverter aos clubes o valor de 1/3 do custo da licença a que corresponde a nossa quota parte.

Os campeonatos regionais individuais deste ano serão gratuitos a todos os seus participantes pretendendo-se promover uma maior participação de jogadores.

Negociámos uma parceria com uma clinica de exames médicos que permitirá a todos os clubes marcarem um dia para a realização de consulta médica desportiva nas suas instalações, a preços reduzidos, pretendendo-se assim o aumento do numero de jogadores federados.

De forma a corresponder com a ambição da Federação Portuguesa de Ténis aqui representada pelo seu Presidente para sermos a 2ª maior modalidade logo a seguir ao futebol temos todos de nos envolver neste desígnio que é o de incrementar as licenças federativas.

Desta forma o nosso desafio é que todos os sócios, dirigentes, treinadores e praticantes de ténis se federem nos nossos clubes.

Fazendo um pequeno balanço da atividade da Associação efetuamos varias saídas com as Seleções Regionais com o Centro Regional de Treino desde os escalões sub 12 ao sub18 onde cobrimos a maior parte das despesas dos jovens jogadores em torneios de nível A ou B e e o acompanhamento do selecionador regional.

Foram realizadas 3 a 5 etapas de cada um dos circuitos regionais minispin, Megaspin e tenis de praia todos com recordes de participantes: minispin com 192 participantes,  mega com 97 participantes e 45 participantes no campeonato regional de ténis de prai.

Participámos no Campeonato Internacional Ténis Atlântico em Pontevedra – Galiza, nos escalões juvenis sub 12 e sub 14 com 12 participantes e escalão sénior com 6 participantes,  onde se defrontaram as equipas das Associações de Leiria/Santarém,  Coimbra,  Aveiro, Porto e da Real Federação Galega.

O torneio Master Regional é já uma referência dos jogadores filiados na ATLEI e que jogam os torneios na nossa Associação tendo-se disputado mais uma vez na Batalha, a 3ª edição vai realizar se daqui a 15 dias, com 64 participantes.

Realizámos um torneio sénior masculino com prize money 2.000 euros em parceria com a FPT e o Clube de ténis de Caldas da Rainha.

Com o apoio da FPT, da Camara Municipal de Caldas da Rainha, do clube local e dos promotores e apoio dos patrocinadores do evento realizou-se na area regional da ATLEI o torneio com maior relevância Nacional no âmbito do ténis feminino um ITF de 60.000 dólares.

Em termos individuais destaque para o nosso jogador ATP Frederico Silva, aqui presente e que fechou o ano no ranking 202.

Esta noite presenteamos os nossos campeões e vice campeões não nos esquecendo de todos participantes nos vários campeonatos e que contribuíram para prestigiar estas conquistas.

Por ultimo, expresso um agradecimento muito especial a toda a equipa que tem contribuído para o incremento e qualidade da atividade da nossa Associação, desde a nossa administrativa, equipa técnica e arbitragem e os meus colegas de Direção.

Votos de Bom Ano Novo e sucessos desportivos

Presenças Entidades Oficiais

Presidente FPT

Vereador Desporto da CM Leiria

Vereador Desporto da CM Caldas da Rainha

Presidente Real Federação Galega

Presidente da Associação Ténis do Porto

Vice Presidente da Associação Ténis de Coimbra

 


PRÉMIOS ESPECIAIS

 

Clube do Ano

Desde a primeira hora disponibilizou as suas instalações a título gratuito para um evento experimental que se veio a revelar um verdadeiro êxito de competição,  espírito de equipa e boa disposição  - O MASTER REGIONAL.

Depois de um período mais difícil de quase extinção o Clube renasceu e bem.

Parabéns UDBatalha

Treinador do Ano

Desde que se formou como treinador que tem vindo a colaborar com o seu clube atual.

Acompanhou e participou na formação de jovens tenistas tendo contribuído para melhorar o nivel de formação na Associação. Com ele foram consagradas duas campeãs nacionais e recentemente com 2 jovens jogadores (um masculino e outra feminina) a ganharem na equipa da zona centro do smashtour.

Colabora também nas seleções regionais do CRT da ATLEI sempre com bom espírito e boa disposição.

Pedro Cristóvão treinador do Ano.

Dirigente do Ano

Mesmo parecendo cansado, a direcção tem acompanhado um dirigente incansável, sempre disponível e exemplar nas relações humanas com todos, e todos sem exepção.

Elemento imprescindível nesta direcção, fazendo muito trabalho de retaguarda que nem sempre é conhecido ou reconhecido pelos associados, é no nosso entender um dos grandes merecedores do prémio dirigente do ano.

Neste momento, já muitos de vós sabem de quem falamos sendo que o próprio não sabe, e quem não concordar que atire a primeira bola e assim começa mais uma partida deste maravilhoso desporto.

Ao companheiro Carlos Neves atribuímos o PRÉMIO DIRIGENTE DO ANO.

Atleta do Ano

No auge da sua carreira, um dos melhores de sempre da ATLEI, um dos melhores de Portugal, uma promessa que ainda promete, campeão da humildade, campeão da dedicação, campeão da simpatia, é um exemplo que a muitos mostra que todos podemos conseguir.

Aos jovens que aqui estão lembrem-se que “só do dicionário é que a palavra sucesso vem antes da palavra trabalho”.

 Ao atleta Frederico Silva atribuímos o PRÉMIO ATLETA DO ANO.

Prémio Carreira

Apesar de ainda jovem, já anda no ténis da nossa associação há tantos anos que parece ter nascido com o próprio ténis.

Sempre disponível, sempre colaborante, este jovem será um fenómeno da nossa associação merecendo por isso precocemente um prémio que geralmente só é entregue a alguém em fim de carreira.

Participando no ténis em todas as sua facetas, jogador, treinador, selecionador, dirigente, consideramos este prémio como o primeiro prémio carreira que desejamos seja renovado daqui a muitos anos.

Ao jovem Pimenta Coelho do CLAC atribuímos o PRÉMIO CARREIRA.

Atleta Revelação do Ano

Fazendo jus ao nome próprio que apresenta.

Demonstrando dedicação, empenho, muita vontade de ganhar e fazer sempre melhor. Jogador com muita garra o que o levou a alcançar excelentes resultados na presente época desportiva.
Ao pequeno, grande atleta José Miguel Rodrigues, atribuímos o PRÉMIO ATLETA REVELAÇÃO DO ANO

 

DISTINÇÃO PREMIO ATP RANKING 175 – Frederico Silva