Institucional

Corpos Sociais ATLEI 2013/2016

MESA DA ASSEMBLEIA GERAL:

  • Presidente: Ramiro Filipe Raposo Pedreiro Martins
  • Vice-Presidente: Luis Maria Moreira Almeida Seabra
  • Secretário: Luis Filipe Pereira Cordeiro Gonçalves

 

DIRECÇÃO:

  • Presidente: Élio Alexandre Peixoto da Cunha
  • Vice-Presidente (Secretária): Ana Paula d'Almeida Bernardo Maurício Rosário
  • Vice-Presidente (Tesoureiro): Carlos Manuel Vilaça Neves
  • Vice-Presidente: Ana Paula Falcão Rodrigues
  • Vice Presidente: Marco António Amorim Aguiar

 

 CONSELHO FISCAL:

  • Presidente: José António Costa Pinheiro
  • Vice-Presidente: Maria Alice dos Santos
  • Vice-Presidente: José Esteves da Cunha

 

CONSELHO JURISDICIONAL:

  • Presidente: Dr.Armando Manuel Rombinha Soares
  • Vice-Presidente: Dr.Francisco Jose Teixeira Antunes Luis 
  • Vice-Presidente: Dr.Luis Viotor Rijo Alves Fernandes

 

CONSELHO TÉCNICO:

  • Presidente: Gilberto Paulo Valente
  • Vice-Presidente: José Joaquim Franca Rodrigues
  • Vice-Presidente: João Pimenta Coelho

 

Historial

Em 26 de Novembro de 1990 os 6 clubes que constituíram a Delegação da Estremadura/Oeste da Associação de Ténis de Lisboa, fundaram atual Associação de Ténis de Leiria, que representa os distritos de Leiria e Santarém, por sentirem a necessidade de fazer parte de um organismo no qual se pudessem apoiar e que diretamente os represente junto da Federação Portuguesa de Ténis.

Iniciada apenas com os 6 clubes fundadores (Clube Escola de Ténis de Leiria, Clube de Ténis de Pombal, Clube de Ténis das Caldas da Rainha, Clube de Ténis da Marinha Grande, Clube de Ténis de Alcobaça e Clube Desportivo Torres Novas) e cerca de uma centena de atletas federados, a Associação de Ténis de Leiria teve como primeiro Presidente da Direção o Sr. Ramiro Martins durante 2 anos, tendo depois sido eleito o Sr. Guilherme Lopes, que exerceu o cargo até 2010.

Ao longo de mais de 20 anos de atividade, o número de clubes filiados na ATLEI e o número de atletas cresceu exponencialmente, sendo de destacar os vários títulos nacionais que os clubes e atletas filiados nesta Associação conseguiram alcançar.

Graças ao bom relacionamento que a ATLEI sempre manteve com as suas congéneres nacionais e internacionais, aderiu ao Ténis Atlântico que junta a ATLEI, às Associações de Coimbra, Porto, Aveiro e Galiza em várias atividades realizadas por estas.

Em 2012, por iniciativa da ATLEI, foi organizado o primeiro Fórum das Associações Regionais de Ténis de Portugal com o intuito de estas debaterem questões relacionadas com a sua atividade e com o Ténis em particular. O sucesso da realização deste Fórum, mede-se pelo massivo acolhimento da ideia por parte das restantes associações com a participação de 11 das 13 existentes. Durante esse ano fizeram-se 3 encontros, localizados em Santarém, Lisboa e Aveiro respetivamente.

No 3º Fórum, os três candidatos a Presidente da F.P.T., apresentaram as suas candidaturas e participaram num debate onde estavam presentes as Associações Representativas da FPT, sendo este evento considerado como um marco histórico por esse facto.

O ano de 2013 é marcado por mais dois Fóruns das Associações Regionais e pela realização de dois Fóruns da ATLEI destinado a Treinadores e Dirigentes, o primeiro em Leiria a 9 de Fevereiro que abordou os temas Captação/Desenvolvimento e Ténis de Competição, e o segundo a 2 de Novembro em Santarém, que visou a apresentação de 3 novos programas da Direção da ATLEI e seu Conselho Técnico no âmbito do fomento, formação e desenvolvimento da ATLEI:

- Clube PLAY and STAY - Apetrechamento de Clubes, incentivo à formação de Treinadores e introdução de metodologia de bolas e campos adaptados

- MINISPIN - Fomento e Captação dos jovens tenistas menores de 10 anos

- CRT - Centro Regional de Treino – Estágios de pré-competição e competição nos Sub 12 e Sub 14

O Fórum das Associações vai já na sua 5ª Edição.Tecnicamente, destaque para a nomeação de 3 Técnicos da ATLEI como Selecionadores Nacionais, André Lopes, Miguel Sousa e Joana Roda. Desportivamente, realce para a equipa de Seniores Masculinos do CT Caldas da Rainha que ganhou o Campeonato Nacional da 1ª Divisão, bem como para o CETLeiria que averbou pela primeira vez o título de Equipa Campeã Nacional de Veteranos +45 Femininos. Frederico Silva ganha novo Torneio Grand Slam em pares desta o prestigiado Roland Garros.

 

 

 

 

JANTAR GALA ATLEI / ÉPOCA DESPORTIVA 2015/2016

JANTAR DE GALA DA ASSOCIAÇÃO DE TENIS DE LEIRIA E SANTARÉM -ATLEI E DA EPOCA DESPORTIVA 2015/2016

(PRÉMIOS ESPECIAIS E DISCURSO DO PRESIDENTE)

Tendo esta Direção sido re-eleita no passado mês de Dezembro, para um novo mandato de 4 anos cumpre-me nesta altura fazer um pequeno balanço do mandato anterior:

A palavra que nos ocorre é virámo-nos para dentro pois

Reorganizámos e modernizámos a Associação:

Ao nível dos procedimentos internos, controlo e arquivo, contabilidade, contratos de trabalho, segurança social e IVA, alargamento do horário de funcionamento. Regulamento interno, organização dos campeonatos Regionais entre outros 

Implementámos a redução de custos para os Clubes, desde a não cobrança de taxas de luz, e a cobrança de uma só taxa de torneio mesmo quando o clube realiza o torneio com dois grupos etários diferentes e ainda o apoio pecuniário aos clubes que deslocam equipas aos Campeonatos Nacionais.

Dispensamos bolas de qualidade a preços especiais, suportamos todos os custos de organização dos Campeonatos Regionais disponibilizando os Clubes as infraestruras para a sua realização.

No passado eram os clubes organizadores que suportavam todos estes custos.

Oferecemos a Tshirt alusiva ao Campeonato Regional de Ténis de Leiria e Santarém a todos os tenistas inscritos na prova e

Melhorámos a comunicação e aumentámos o fluxo de informação no site e facebook, implementámos a Newsletter NOTICIAS DO TÈNIS DE LEIRIA E SANTAREM (convido desde já todos os presentes a registarem-se no nosso site para receberem mensalmente esta informação).

Entretanto lançámos e criámos novos desafios como por exemplo O Centro Regional de Treino e as Seleções Regionais (Critico na retenção de jovens jogadores e criação de espirito de grupo numa modalidade individual) e ainda os Torneios Sociais e Regionais de Ténis de Praia e Padel e o Mini Spin.

Concretizámos a 100% o programa 100 torneios 100 atletas reduzindo e criando um critério de realização de provas que permita aos clubes ter um maior número de jogadores juvenis nas suas provas.

Ao nível Federativo fomos os Responsáveis pela organização do Fórum Nacional das Associações Regionais de Ténis.

Somos ao mesmo tempo uma Associação cooperante e dialogante mas também crítica e exigente.

Em 2016 Foram Tiradas mais de 25.000 fotos nos Campeonatos Regionais tendo-se seleccionado cerca de 1000 para publicação (aproveito para agradecer a todos os jogadores que permitiram a entrada dos fotógrafos dentro de campo).

Chegados aqui o que propomos e que nos fez concorrer a mais um mandato:

Pretendemos voltarmo-nos para "fora"

Melhorar o anuário da ATLEI que resume em livro os Campeonatos Regionais apresentado hoje e que estamos a ver agora no retroprojector e que tem um Custo simbólico de 5€

Concretizar uma excursão da Associação ao Open de Madrid, peço  a todos os potenciais interessados que deixem o seu email pessoal à Luciana nossa secretária para posterior contacto 

Manutenção do Centro Regional de Treino (CRT) e respectivos estágios e Seleções Regionais de sub 12, 14, 16 e 18.

Promover reuniões com os Clubes da Associação com uma agenda definida bem como ouvir as suas dificuldades, aspirações e sugestões.

Realizar Fóruns Regionais da ATLEI no sentido do desenvolvimento técnico e pedagógico de todos os Agentes Desportivos que integram os Clubes.

Circuito regional Sub10 não competitivo, mas que se destina ao Fomento do ténis nos Clubes da ATLEI – MINI SPIN - Esta iniciativa terá um(a) coordenador(a) técnico(a) responsável.

Ténis de Praia – Realização de 2 Torneios Sociais e 1 Campeonato Regional com um(a) coordenador(a) técnico(a).

Padel – Organização do Campeonato Regional de Equipas (as inscrições de equipas ainda se podem efectuar pretendendo-se realizar este campeonato num fim de semana no sistema de grupos)  e a manutenção de pelo menos 2 Torneios Sociais individuais e do Campeonato Regional.

Continuação da Realização dos Fóruns AR´s Ténis Portugal e intervenção ativa na FPT

Manutenção dos apoios aos Associados e jogadores, caso a situação económica da ATLEI se mantenha

Estabelecimento de contactos com Autarquias no sentido de divulgar e promover a prática do Ténis

Aposta na Formação em conjunto com outras Associações Regionais de Ténis

Novo suporte informático – Tie Tennis a ser implementado na Associação

Rotatividade do Jantar de Gala da Associação entre os Distritos de Leiria e Santarém

Propor a alteração da denominação da Associação incluindo o Distrito de Santarém na sua designação

Estabelecer um plano de formação próprio para Treinadores e Dirigentes com outras Associações Congéneres e entidades Universitárias com quem estabelecemos já um protocolo.

Tratar de todo o calendário desportivo

Dar maior visibilidade aos Campeonatos  Regionais da Associação com repercussão nos media 

Criar um incentivo para os clubes que aumentem o número de federados de um ano para o outro desde que todos tenham contribuído em termos líquidos para o aumento no número de federados da ATLEI.

 

Quero aproveitar este momento para agradecer a todos os membros recém eleitos dos Órgãos Sociais da Associação a confiança depositada na Direção a que presido bem como aos Clubes nossos associados.

 

Por último quero em meu nome e da Direção da ATLEI desejar a todos um bom ano de 2017 com excelentes resultados desportivos e profissionais, permitindo assim que para o ano estejamos outra vez, desta vez no Distrito de Leiria onde exista um Clube de Ténis da ATLEI para celebrar mais Campeões e Vice Campeões Nacionais, para alem dos Campeões Regionais e todos os outros participantes que não tendo títulos gravados em taças não são menos campeões que os demais, pois sem eles o ténis não existia.

Um grande bem-haja a todos,


Nestas galas introduzimos segundo critérios definidos pela Direção a distinção de Clube, Dirigente, Revelação, Atleta do Ano, e Prémio Carreira.

Clube do ano

É um dos 6 Clubes fundadores da Associação tendo a sua escola de ténis formado tenistas das camadas jovens de reconhecido valor com a conquista de vários títulos nacionais e individuais.

Nos últimos 10 anos tem realizado regularmente torneios de Nivel A nos escaloões juvenis e mais recentemente responsável pela realização das fazes finais de Campeonatos Nacionais de Equipas de Sub 14 e 16, falamos do Clube de Ténis de Alcobaça, Clube do Ano 2016

Dirigente do Ano

Pessoa dedicada ao desporto desde sempre, actualmente é o responsável do seu clube sempre disponível para colaborar com a Associação na organização dos Campeonatos Regionais

Percursor das camadas jovens em complemento com a sua equipa técnica, acompanha por todo o lado e com boa disposição os seus jovens tenistas.

Chamo o Dirigente do Ano Professor Carlos Rabaça

Revelação do Ano

Caracteriza-se pela boa disposição, contagiando de alegria todos os que a rodeiam. Atleta de eleição, que passou por várias modalidades tendo-se destacado pela rápida progressão no ténis feminino conseguindo no corrente ano juntar ao seu largo palmarés 3 titulos nacionais que destacados esta noite, chamo Roger Maria do Carmo.

Treinador do Ano

Enquanto jogador é reconhecido pelo seu fair play é o Director Técnico do seu clube, responsável dinamização e pela formação (também na verdadeira ascensão da palavra) do Ténis Juvenil e de Veteranos

O clube da sua cidade conta com mais de 30 anos de história no Ténis, o vosso aplauso para Tiago Sequeira do CTTN

Atleta do ano

Tenista que se destaca pela sua disponibilidade física e controlo emocional, destacou-se todos os anos com excelentes prestações nacionais e internacionais tendo contribuído para os êxitos das equipas de que fez parte

Em 2016 conquistou o seu primeiro titulo ITF Juniores em Santiago no Chile actualmente é o Campeão Nacional de Sub 18 chamo Guilherme Osório  

Prémio Carreira

Ligado ao ténis à mais de 40 anos como jogador, treinador e dirigente de clube dos mais antigos e prestigiados do País. 

Pessoa dinâmica e activa, ainda hoje acompanha as suas equipas nas saídas ao longo do País, chamo aquele que foi o 1º Presidente da ATLEI, Sr Ramiro Martins

Pessoa dinâmica e activa, ainda hoje acompanha as suas equipas nas saídas ao longo do País, chamo aquele que foi o 1º Presidente da ATLEI, Sr Ramiro Martins

Newsletter